junho 01, 2008

Meu pulmão é maior de idade

Ontem, Dia Mundial Sem Tabaco, entrou em vigor na cidade do Rio de Janeiro um decreto que proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados, públicos ou privados.

Confesso que, fumante convicta, não entendo muito bem essa perseguição aos fumantes. Fumar faz mal? Isso todo mundo sabe. O câncer de pulmão é um dos males que mais mata no mundo? Até minha vizinha de 11 meses de idade está careca de saber. Mas e daí? Não vivemos num país livre e democrático? Se eu quero fumar e diminuir alguns anos da minha vida, o que o governo tem com isso?

Uma coisa é informar. Colocar aquelas fotos de baratas e cigarros broxas atrás dos maços de cigarro alertando a população para os males do cigarro tudo bem. Acredito até que não adiante muito, afinal nunca vi ninguém dizer que parou de fumar por causa dessas imagens, mas pelo menos ajuda a manter o povo informado, consciente do que está comprando e usando. Que façam campanhas, ações, que escolham até um dia no calendário para julgar o cigarro em praça pública.....Mas escorraçar os fumantes para as calçadas já é demais!

Tudo bem que essa questão é uma tendência mundial. A Inglaterra já proibiu o fumo dentro de seus pubs, Paris acaba de proibir o cigarro em seus cafés....mas, devemos lembrar que esses lugares, antes de banir o fumo, adequou seus espaços para os fumantes. As boates londrinas possuem pequenas áreas externas para que aqueles que odeiam seus pulmões os alimente com fumaça e voltem para a balada.

A Prefeitura do Rio simplesmente assinou o decreto e pronto! Também acho horrível ficar numa boate, fechada, com um monte de gente fumando. Você começa a feder, sua roupa, seu cabelo, quiçá sua calcinha!!!! Mas, acredito que antes de proibir, a prefeitura deveria ter dado um tempo para que os estabelecimentos interessados se adaptassem para receber seus clientes.

O que mais me irrita é ver essa perseguição contra os fumantes enquanto os alcoólatras continuam por aí. Porque o fumante é visto como um idiota, um mal, um câncer enquanto os bêbados das esquinas são só uns coitadinhos. Quem fuma faz mal a si mesmo. Você já viu alguém acabar de fumar um maço e bater na mulher quando chega em casa? Claro que não. Alguma vez alguém bateu no seu carro porque fumou demais? Não de novo.

As revistas estão cheias de matérias sobre alcoólatras e como se livrar do vício da bebida. Existe o AA, o NA, mas em criar o FA ninguém se interessa. Porque? Porque todo mundo sabe que fumar faz mal e quem fuma é burro, safado, rebelde.....E o álcool? Por um acaso faz bem a saúde? O fígado pode virar esponja mas o pulmão tem que ser preservado!

Só sei que enquanto o governo, a mídia, os médicos, a ciência, o mundo, os ETs ficam pegando no pé dos fumantes, jogando-os para a sarjeta, os alcoólatras continuam por aí, bebendo, batendo, brigando e matando.

Nenhum comentário: